Nascido nessa terra, "jóia do sertão baiano", escolhi Vitória da Conquista para servi-la e, junto com ela, crescer. Por acreditar que o conhecimento é o nosso único patrimônio, do qual ninguém nos pode furtar, tornei-me historiador e contador. Como a busca pelo saber é infinita, toquei outros projetos na área e me especializei em Gestão Pública.

continue lendo
09/01/2013

Ezequiel Sena

Todo inicio de ano tem sido assim, e 2013 não foge a regra, a natureza enfurecida assusta o Rio de Janeiro, soterra casas, alaga bairros, derruba pontes e traz morte e desespero para muitas famílias; um fenômeno que, apesar dos avanços da ciência, o homem continua incapaz de compreender tamanho mistério. Quando não é a chuva é a seca castigando. A situação do semiárido baiano e nordestino, por exemplo, voltou a ser grave, devido a uma estiagem que insiste em permanecer no estado há décadas. As chuvas de novembro amenizaram um pouco, em alguns lugares, mas não foram suficientes e estamos de novo sob a ameaça de um seriíssimo racionamento. Vitória da Conquista já sente os efeitos; estive na região de Belo Campo, Tremedal, Anagé, Aracatu e redondezas, pude ver de perto lavouras inteiras perdidas, o chão em brasa, esturricado.

(mais…)

Postado por: Eduardo Moraes
0 comentário
08/01/2013

O amor é sentimento complexo, objeto da ciência, além de ser estudado pela filosofia e teologia. O amor é a mensagem central na perspectiva cristã, princípio e ápice da moralidade; é a vocação suprema do ser humano, conforme ensina João na primeira carta (4,8). Jesus, o Mestre, disse que não há prova maior de amor que dar a vida pelos amigos – o que ele fez ao longo de sua jornada, e na hora derradeira.

image014 Jorge La Rosa – Professor universitário,doutor em Psicologia

São Paulo, na primeira carta aos coríntios, capítulo 13 – em uma das mais belas páginas da Bíblia – escreve sobre o amor, características, relações com a fé e esperança, e sobre sua duração perene. Página permanentemente revisitada pelos cristãos!

Os filósofos também têm escrito sobre amor. Martin Buber, para citar apenas um, tem-nos dado lições magníficas sobre a relação Eu-Tu, o amor que permeia essa relação e sua explicitação no diálogo.

(mais…)

Postado por: Eduardo Moraes
0 comentário
07/01/2013

Frei Beto Frei Betto

Ao viajar pelo Oriente, mantive contatos com monges do Tibete, da Mongólia, do  Japão e da China. Eram homens serenos, comedidos, recolhidos e em paz nos seus mantos cor de açafrão.

Outro dia, eu observava o movimento do aeroporto de São Paulo: a sala de espera cheia de executivos com telefones celulares, preocupados, ansiosos, geralmente comendo mais do que deviam.

Com certeza, já haviam tomado café da manhã em casa, mas como a companhia aérea oferecia um outro café, todos comiam vorazmente.

Aquilo me fez refletir: ‘Qual dos dois modelos produz felicidade?

(mais…)

Postado por: Eduardo Moraes
0 comentário
02/01/2013

Berg Joilson Bergher

“Não podemos ser coniventes com uma política educacional que prioriza o lucro à formação de qualidade, muito menos com um governo que desvia dinheiro público, para enriquecer os grandes tubarões da educação”, é o que afirma o Coletivo Saída de Emergência da Assembléia nacional dos Estudantes – Livre (ANEL), Jornal Brasil de Fato, dez, 2012. Então quer dizer quê o que importa nessa lógica é só o lucro? Pois sim! Numa determinada universidade particular em São Paulo, por exemplo, a idéia que se tem é de estar exatamente dentro de um Shopping Center. Prédio suntuoso, grandes marcas desses lanches rápidos, roupas de grife, salões de cabeleireiros…se preocupam mais com o embelezamento da fachada estrutural do que com a produção de conhecimento. É necessário atrair clientela, principalmente aquela que não consegue passar em vestibulares na universidade pública.

(mais…)

Postado por: Eduardo Moraes
0 comentário
21/12/2012

image

Postado por: Eduardo Moraes
0 comentário
Páginas12... 1108»


TWITTER

FALE COM EDUARDO